Envie-nos um e-mail
oficial.fbda@gmail.com
Ligue para nós
(71)9999-9888

O Airsoft

O Airsoft é uma modalidade desportiva

O Airsoft é uma modalidade desportiva de âmbito competitivo ou meramente recreativo, dividida em disciplinas desportivas cujos praticantes são munidos de Armas de Pressão (Airsoft), que disparam pequenas esferas plásticas calibre 6mm através de ar ou um outro gás comprimido.

Deverão ser consultados os regulamentos para as respectivas disciplinas, sendo que todas elas se regem pelo Regulamento Geral da Prática de Airsoft.

 Modalidades do Airsoft

JTE | JOGO TÁTICO EM EQUIPE

Consiste num desporto de equipe de inspiração na simulação tático-militar, colocando em confronto duas ou mais equipes de número indefinido de elementos em ambiente natural ou urbano, cujos jogadores são munidos de réplicas de armas reais, que disparam pequenas esferas plásticas de forma automática ou semi-automática através de ar comprimido ou outro gás. Os objetivos do jogo são definidos à priori e podem consistir na eliminação da equipe adversária, captura de um objeto ou jogador assinalado, escolta, ataque/defesa de perímetro, entre outros. O Airsoft, além de proporcionar encontros e agradáveis convívios entre os praticantes enaltecendo o componente de camaradagem, é um jogo que desenvolve nos seus praticantes noções de tática, lógica, coordenação, orientação, técnicas de sobrevivência, furtividade e condição física. Contudo, não advogamos o uso de violência nem a filiação a qualquer grupo militar, ideologia política ou tendência religiosa. Esta é uma atividade que prima pela diversão que proporciona aos seus praticantes, simulando cenários de desafio e conquista. Vulgarmente confundido com o Paintball, esta vertente do Airsoft difere de forma imediata, na utilização de munições que não pintam o jogador atingido. Desta forma, o J.T.E. apela à honra do jogador, e ao seu fair-play (jogo Justo) perante os camaradas adversários.

 

TIRO PRÁTICO | ACTION AIR

É uma vertente desportiva recente, que tem ganho adeptos e notoriedade no mundo do airsoft. Esta disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual, consiste na prática de tiro ao alvo com arma de softair, segundo as orientações do IPSC (International Practical Shooting Confederation). A prática desta disciplina desportiva é empolgante, divertida e com imenso potencial, permitindo elevar a capacidade de reflexos e da pontaria do participante. Embora esta seja uma adaptação para Airsoft da vertente real, existem muitas regras de prevenção que, embora atenuadas, necessitam de serem cumpridas para manter o nível de exigência que a FBDA deseja, e garantir a máxima segurança dos praticantes, corpo de fiscais e assistentes.

 

TIRO DESPORTIVO

É uma Disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual ou coletivo, que alia o tiro de precisão na sua forma mais simples com a prática de atividades atléticas como a corrida ou a corrida com obstáculos. Esta disciplina ainda se encontra em desenvolvimento, contando com um género de prova já concretizado: o Biatlo de Airsoft, que consiste numa versão adaptada do Biatlo olímpico para um enquadramento à realidade do airsoft. O percurso consiste num circuito fechado com 1/2 km de distância, que dependendo do tipo de prova, cada atleta terá de percorrer uma ou mais vezes. Ao longo do percurso encontrará diversos pontos assinalados para tiro ao alvo. Independentemente da distância entre o atleta e o alvo a abater, a sua disposição e tipo de prova, existem diversas posições que os atletas tem que se adaptar; sendo estas de pé, ajoelhado (com, pelo menos, um joelho em contato com o chão) ou deitado.

 

TIRO DE PRECISÃO

É uma dsciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual, que consiste na prática de tiro ao alvo com arma de softair, de forma estacionária, exigindo concentração e disciplina do praticante. Esta é a forma mais comum e praticada em termos de airsoft por muitas pessoas, não a nível de competição.A FBDA pretende estabelecer alguns padrões para o desenvolvimento desta disciplina, de forma a se enquadrar num panorama de competição por mais simples que seja.·.

 

 Diferenças entre o JTE do Airsoft e o jogo de Paintball


Para quem desconhece, o Airsoft é facilmente confundido com a modalidade Paintball. Embora apresente algumas semelhanças, difere em inúmeros aspectos.

A lista seguinte procura reunir essas diferenças para que seja possível evidenciar a distância que separa as duas modalidades:

  • O Airsoft na vertente JTE centra-se numa perspectiva de simulação mais tática (numa clara inspiração mil-sim) que o Paintball, diferenciando-se pela utilização de armas de pressão ao invés de utilizar marcadores.
  • O tipo de munição utilizada no Airsoft é de 6 mm, esférica e feita de PVC maciço. Como não pinta o jogador atingido, faz-se apelo ao código de honra sempre presente na comunidade de jogadores.
  • A energia causada pelo impacto de uma munição de Airsoft é consideravelmente menor à energia provocada por uma munição de Paintball. A munição de Airsoft pesa 0,20g e tem 6 mm de diâmetro, enquanto que a de Paintball pesa 0,80g e tem 11,1 mm. Este fator leva a que o impacto de uma bola de Paintball seja mais dolorosa que o mesmo efeito em Airsoft.
  • Jogar Airsoft é mais barato devido ao custo de consumíveis envolvidos. Tem munição assumidamente mais barata que o Paintball e utilizando como meio de propulsão a energia elétrica, não depende de custos ao nível de gases.
  • O tipo de jogo praticado em Airsoft é orientado por objetivos a eliminar a equipe adversária. É comum existirem jogos onde os objetivos são cumpridos e nem chega a existir troca de tiros.
  • O Airsoft permite o escalonamento de armas de Airsoft de acordo com a natureza de cada uma. É possível distinguir pistolas, sub-metralhadoras, rifles de assalto, shotgun, metralhadoras de seção e armas de tiro furtivo. Todas elas com as suas diferenças e propósitos táticos.

Bem Vindo a Federação Baiana Desportiva de Airsoft

Um Estado. Uma Equipe.

SEJA UM ATLETA FEDERADO!

A FBDA existe para representar o Airsoft na Bahia, tornando-se num símbolo de veracidade e autenticidade perante a sempre crescente comunidade, representando-a e defendendo-a sob toda e qualquer circunstância.

Filie-se Já

icon

Fundada em 18 de Agosto de 2016, na Cidade de Eunápolis|BA. O processo de sua criação advém desde o ano de 2015, período marcado por um crescimento acentuado do número de jogadores e da necessidade de um Órgão que os realmente representasse de forma mais eficaz e digna …

Entrar em contato

Avenida Santos Dumont 4487 Recreio do Ipitanga Lauro de Freitas BA 42700-170

oficial.fbda@gmail.com

(71)9999-9888

Nossos Parceiros

icon icon icon icon icon icon

ACOMPANHE-NOS

© FBDA | Federação Baiana Desportiva de Airsoft | 2017 - 2024. Todos os Direitos Reservados. Develper by Headsolution